quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tu sabes como curar tua cuia e deixar teu mate ainda mais saboroso?






Mate quente, amargo ou doce (chimarrão), é coisa da galera dos pampas, seja inverno ou seja verão. A bebida é tradição no Rio Grande do Sul, Uruguay, Argentina e Chile. Mas ela vem se espalhando para outros lugares, não só no Brasil (Santa catarina, Paraná, MS e até em SP), como em outros países como a Bolívia, Peru etc. Já o Paraguay sempre consumiu o mate, porém gelado (Tererê). O fato é que a erva mate faz a cabeça do pessoal que vive na parte de baixo das américas, devido ao clima frio e as tradições antigas, que vem, nos dias de hoje, se expandindo até para alguns países mundo a fora.



A erva-mate, tradicional e salutar hábito do Rio Grande do Sul, é um símbolo da hospitalidade do gaúcho, que oferece sempre a qualquer visitante. Atualmente, é bebido em uma cuia onde depositamos um pouco de erva-mate já moída e de onde sorvemos o líquido (água quente sem ferver), através de uma bomba de metal.
O costume de tomar erva-mate está bastante difundido, tanto no meio rural como no urbano e faz parte da vida do gaúcho desde o amanhecer até a noite, quando encerra suas tarefas do dia.


Mas tu sabes como curar bem a sua cuia? Vamos à algumas dicas, pois isto deixará o seu mate muito mais saboroso:
COMO CURAR UMA CUIA NOVA:

Com uma cuia novinha você vai precisar fazê-la passar por um processo de "curamento" (risos):
É importante deixá-la um bom tempo com água quente (sem ferver) até a boca. No outro dia você deverá virar esta água fora. Neste processo vá observando que a madeira vai sugando a água, isto ocorre porquê a cuia estará "incorporando" está água e este é o verdadeiro objetivo de curá-la. Então continue enchendo de água até o limite da cuia, mantendo-a sempre cheia até o limite. No outro dia, com a cuia lavada, prepare um chimarrão (como se fosse tomá-lo),  mas deixe a água, mais uma vez, na cuia por algumas horas e após este período sugue toda a água com a bomba e cuspa fora. Só sobrará a erva, então deixe-a na cuia da noite pro dia, novamente, desta vez sem a água (provavelmente vai escurecer a madeira ou porongo).Lave novamente a sua cuia e a deixe secar, no outro dia já poderá começar a tomar seu chimarrão numa cuia "curada".

Obs1: Nunca deixe a cuia secando de cabeça p baixo, sem entrar ar na mesma.
Obs2: se sobrar alguma casca mole na cuia, remova-a com a bomba ou uma colher, mas bem de leve. 
Obs3: Sempre seque a bomba depois de tomar o seu chimas.


COMO ELIMINAR O FUNGO DA CUIA, SE CASO ELE APARECER:

Deixe a cuia com agua até a boca com um pouco de vinagre e bicarbonato de sódio, a noite toda. No outro dia raspe de leve com uma colher, caso tenha ficado algum resíduo no seu interior. O próximo e último procedimento é deixar 2 dias em lugar seco e ventilado, de preferência perto do sol,  mas não  é bom deixar muito no sol, afinal ela não curte se bronzear e também não passa protetor, além disso ela pode rachar.


erva-mate (Ilex paraguariensis)

Termino aqui estas dicas sugerindo que tomem muita erva gaúcha, além das argentinas e uruguaias, que também são muito saborosas e com menos pó. Afinal de contas o mate tem vitamina A e é um excelente antioxidante, ou seja, é um produto capaz de retardar o envelhecimento, é digestivo e abre o apetite.

Bom mate à todos!








14 comentários:

  1. Uma forma também de eliminar o fungo da cuia é usar água oxigenada sempre de 10 volumes e nada de comprar essas 150 ml. Existe as de um litro em alguma farmácia hospitalar perto de vc que é praticamente de mesmo valor que a de 150 ml. E não precisa se preocupar com os resíduos o h202 se oxida com o ar... ou seja, vai virando água conforme a cuia vá secando.... é só esperar ela ficar bem seca 2 ou 3 dias. Se o fungo persistir, repetir a operação quando seca para a água oxigenada nova entrar em todos os poros da cuia e esperar secar, fazer isso até não mais mofar. Serve também para recuperar a cuia que por ventura vc esqueceu o mate nela. Aí vai até ela ficar bem clarinha.... às vezes leva 5 procedimentos. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  2. Gracias a todos!!!! Ganhei de Natal uma cuia novinha, mal usei e já apareceu toda escurona... de mofo!!! Vou seguir as dicas, torcendo para dar certo!! Grande abraço! ana

    ResponderExcluir
  3. so dando uma dica nunca limpe a cuia com a bomba utilize uma colher.

    ResponderExcluir
  4. Porque tem que curtir uma cuia nova? O que acontece se tomar o chima sem curtir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que irá ficar com gosto de madeira pois ela é porosa pelo menos a minha

      Excluir
    2. Fica com um gosto bem forte de porongo! Não é muito agradável!

      Excluir
  5. VEM se espalhando para outros lugares como Paraná e Santa Catarina? Kkk piada mesmo... só pra lembrar que nesses 2 estados já se toma chimarrão a muito mais muito tempo também, e só pra lembrar também QUE o Paraná é o maior produtor de erva mate em segundo santa catarina e depois rio grande do sul. Fui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca utilizei erva mate paranaense, mas as catarinas são pepéssim! Desde que me mudei pra SC já comprei todas as ervas disponíveis no mercado, e não tem jeito, na terceira servida já estão lavadas! Espuma zero, sem sabor.
      Esses dias estive em Porto Alegre, comprei a Madrugada (uma das minhas favoritas), e e outra vida! Duas térmicas depois ainda estava espumosa e saborosa!

      Excluir
    2. Ah, e outra! Aqui em Florianópolis os manézinhos naosaon habituados ao mate. Acham amargo, muito quente... Entre outras frescuras. O consumo é mais comum no interior do estado, entre os mais velhos.

      Excluir
    3. "Vem se espalhando para outros lugares como Paraná e Santa Catarina" foi demais. Aqui em SC se toma chima tanto quanto no RS. Serra e oeste catarinense que o digam. Eu moro na capital e consumo.

      Excluir
  6. Gosto de mate. Mas a erva Brasão verde de menta e muito boa!

    ResponderExcluir