terça-feira, 7 de junho de 2011

A polêmica do Kit Gay:



...continua rendendo discussões:

foto retirada do Google imagens (minulua.com)


O Kit Gay era uma aposta do governo, formado por um conjunto de material didático destinado a combater a homofobia nas escolas públicas. Era um convênio firmado entre o Ministério da Educação (MEC), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e a ONG Comunicação em Sexualidade (Ecos). Este material se auto-dominava educativo e era composto de vídeos, boletins e cartilhas com abordagem do universo de adolescentes homossexuais que seria distribuída para 6 mil escolas da rede pública em todo o país do programa Mais Educação. Hoje, já cancelado, o filme continha cenas de Bullyng e homofobia, sofridas dentro de uma escola pública.
Resumindo: O Kit Gay era um DVD para alunos de todo o Brasil, com 3 filmes,  um deles mostra um menino que vai ao banheiro e quando entra um colega, se diz apaixonado pelo mesmo e assume sua homossexualidade.


1° filme do DVD

Reparem na "bizonhice" deste comentário  do secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro,  “Nós ficamos três meses discutindo um beijo lésbico na boca, até onde entrava a língua. Acabamos cortando o beijo”. Isto ai é para rir, chorar ou lamentar?


Filme 2


Claro que é importante deixar as pessoas escolherem seus caminhos (livre arbítrio), mas não é assim "empurrando" este tal kit, que iria resolver as questões de preconceito, principalmente com crianças, as quais ainda não possuem suas decisões formadas. O ministério e as secretarias estaduais querem resolver este caso, entendemos, mas colocar "goela abaixo" nos alunos este material era no mínimo imoral. Sem dizer que, na minha opinião, era uma "queima" de dinheiro público. As crianças devem aprender nas escolas a crescerem como cidadãs, aprenderem a ler, escrever, ser alguém na vida. Enfim, além de merenda farta, os alunos necessitam apenas de um bom ensino, com bons professores, tratando de aprender as verdadeiras disciplinas escolares, as quais os preparem para serem bons profissionais, para mais adiante poderem tomar suas decisões sobre religião, sexualidade, profissão, etc. 


3° dos filmes do MEC


Mas o fato é que o Kit gay não mais entrará em ação nas escolas. A presidente Dilma Rousseff decidiu vetar o programa do Ministério da Educação pelos opositores, a bancada evangélica e cristã e, principalmente, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). A presidente não teria gostado dos vídeos, chamando o material de anti-ético.


Dificil de olhar para esta foto. Deveriam ter poupados as crianças disso não é responsáveis?


Eu sou contrário à qualquer preconceito e ao racismo, mas realmente esta medida, na minha opinião, era descabida. Existem outras formas de se educar. 
Podemos chamar este caso de uma polêmica desnecessária para a presidente Dilma? Homossexuais dizem que era necessário, pois deixaria de haver preconceito nas escolas. Mas para outros este kit era uma forma de "manipular ou fazer "lavagem cerebral" nas crianças, pois poderia incentivar um aumento de homosexuais no Brasil, enfim: você concorda com isso? qual a sua opinião? 

Mas todavia restou mais uma dúvida: e agora, joga-se no lixo os Kit's (dinheiro público) cobrando-nos mais impostos??!!



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário