segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Los Pampas: um estranho no ninho


Los pampas: 3 países (República Rio-Grandense, Uruguay e Argentina) e uma mesma cultura. O que muda? apenas a moeda e o idioma.
Se um uruguayo ou um argentino estiver em solo gaúcho se sentirá parte do nosso povo. Eles nos respeitam por termos a mesma cultura, o mesmo clima, o mesmo povo e as mesmas tradições. Se sentem em casa, assim como nós em suas terras. Esta tradição é recíproca. Quando alguém do Brasil passa a fronteira do Mampituba acha tudo estranho, tudo novo, tudo diferente. Esta é a realidade.
Respeitamos a cultura brasileira e até gostamos, mas prefiro a cultura do pampa, da República Rio-Grandense, da minha casa (meu país).
Já fizemos parte do Uruguay, o Uruguay já fez parte do Rio Grande, a Argentina está ali grudado, poderíamos os três formar um só país, mas hoje, infelizmente, forçam uma barra. Porém isto fica na parte teórica, só nos mapas feitos pelos "tiranos" mostrando uma inverdade geográfica e climática, tampando o sol com a peneira. Somos sim, todos, um povo portenho e pampeano.
Os argentinos e uruguayos adoram o Rio Grande, se sentem em casa, nos admiram, nos respeitam e isso é recíproco, somos todos hermanos pampeanos sem a rivalidade tola criada pelos brasileiros. Todos os três se auto-nominam gaúchos (gauchos), usam a mesma vestimenta, mesmas músicas campeiras, peleadores, copeiros, raçudos e que lutam por seus ideais, além de fazer "guerra" por suas províncias.

Ai vai uma charge que embora verdadeira, não desmerece a riqueza da cultura e do povo brasileiro. Porém somos gaúchos e bairristas que ama nosso hino, canta nosso hino, ama a bandeira da República Rio-Grandense e que tem orgulho de ter nascido aqui.

Por Cristiano Borba


(Clik para ampliar)





Separatismo sempre!!!