terça-feira, 31 de maio de 2011

Bolita: quem não jogou na infância?





Bolinha de Gude ou Bolita, (chamado aqui em Porto Alegre), está na lembrança de quem praticou muito este "pequeno" esporte quando guri. Ao olhar este vídeo do Youtube recai sobre nossas cabeças toda a recordação de anos atrás, eram manhãs e tardes que nos trazia apenas uma preocupação: acumular bolitas em nosso pote. Quem nunca jogou e colecionou na infância? Eu jogava muito e tinha coleções de bolitas. Ganhava muitas no jogo, pois quem acertava a bolinha do adversário levava a mesma e realmente eu tinha uma boa técnica neste jogo. A "manha" era você apoiar o dedo indicador na bolinha de gude para dar mais explosão e não jogar com o dedo fechado, chamado vulgarmente por quem jogava, aqui no sul, de "cú de galinha", como faz o jogador do vídeo (jeito errado de jogar). Porque com o indicador apoiado na bola, a mesma ia com mais força, chegando, às vezes, a lascar a bolinha do adversário e também atingia alvos mais distantes.
As bolitas  são pequenas bolas de vidro maciço, pedra, ou metal, normalmente escuras, transparentes, manchadas ou intensamente coloridas, de tamanho variável. As covinhas no chão são como ferrolho do jogo, que não permite que as bolitas sejam acertadas. 
O jogo começa com os jogadores em pé, lançando as bolitas, um de cada vez. Aquele que ficar mais perto do búlico, ou aquele que conseguir acertar dentro do búlico, começa. O jogo tinha muitas regras e várias modalidades, cada estado ou cidade seguia as suas regras, mas era basicamente em acertar as bolitas dos adversários.
Enfim, uma diversão dos tempos de infância que nos deixam saudades. A bola de gude, assim como o estilingue (funda), tampi-cross (corrida com tampinhas), pipa e pega-ladrão, é um dos símbolos máximos da liberdade e da rebeldia infantil masculina. 


Antigamente existiam jogos mais saudáveis para as crianças.








segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os caras do Slow Motion






Esses dois brothers ai do vídeo são especialistas em Slow Motion, uma curtição que nada mais é do que a imagem real colocada em câmera lenta, para dar todo o detalhe da cena. Uma brincadeira que da um efeito muito show, uma diversão em ver tudo bem devagarinho. Curte ai que vale a pena...e no link abaixo tem muito mais! 
Com vocês os "craques" do Slow: The Slow Mo Guys.




sexta-feira, 27 de maio de 2011

O vício dos jogos eletrônicos







Hoje em dia é grande o número de crianças, jovens e adultos viciados em jogos eletrônicos, tanto pelo computador quanto pelo videogame. São horas e horas com a mente vidrada nos desafios do mundo virtual, o qual aumenta à cada dia. Entre euforias e frustrações os "viciadinhos" não desgrudam suas atenções da "telinha" em jogos ultra-modernos, representando uma espécie de vida real. Pesquisas apontam que esta dependência por jogos virtuais, é semelhante às causadas pelo vicio de bebidas e drogas, pois provocam associações positivas aos seus cérebros, fazendo com que a pessoa só pense nisto, se recusando a fazer outras coisas, como sair com amigos ou ver a luz do sol.
Alguns testes em mais de 7.000 voluntários na Alemanha mostraram que jogadores compulsivos apresentaram uma maior atividade cerebral quando expostos a imagens dos jogos, ao passo que, quando foram expostos a imagens comuns suas ondas cerebrais não responderam do mesmo jeito. 
O certo é que o jogo realmente causa um bem estar e proporciona prazer e distração, porém nos viciados isto é muito mais forte: eles querem sempre quebrar recordes, virar os jogos, jogar cada vez mais e mais, alguns esperam seus pais dormirem para virar a noite jogando. São horas desperdiçadas apenas para saciar este desejo sedento por jogos eletrônicos, desta forma o cérebro lhes envia, outra vez, uma mensagem de recompensa por estarem jogando e isto se traduz numa felicidade imensa.



Enfim, jogar é muito bom, mas como tudo na vida deve ser moderado. Para você que não é viciado e leva estes jogos como um passa-tempo, como uma distração e brincadeira sadia com a galera, bom jogo e bons recordes. Mas não perca seu sono e sua vida, pois lá fora o sol, as ondas e as gatinhas estão sempre à sua espera. 


A vida passa muito rápido dentro de um computador.  


Use com moderação

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Em cartaz: a fúria do vulcão Grimsvötn




O vulcão islandês Grimsvötn se tornou hoje o centro das atenções do mundo. Pois nós, pequenos micróbios, perto da imensidão e força deste elemento da natureza, nada podemos fazer senão nos proteger da fúria do astro do momento, Grimsvötn, em todos os sentidos. O tráfego aéreo foi paralisado na Europa e pessoas tiveram que abandonar seus lares, nas redondezas, tamanho é a sua força, sua revolta e suas cinzas enfumaçadas. Ele estava a 7 anos adormecido e acordou para "azucrinar" o tráfego aéreo europeu. A nuvem de cinzas  que alcançou quase 20 km de altura no último sábado é, por enquanto, a mais violenta em um século. 
O temor ao vulcão é tanta, que fez a delegação do Barcelona, clube de futebol da Espanha, antecipar a viagem a Londres para seu jogo contra o Manchester. Mas tudo indica que nos próximos dias a nuvem deva baixar e liberar o tráfego aéreo na Europa. É uma hora boa de pensarmos o quão insignificante somos perante a natureza, mesmo o homem com toda a sua tecnologia. Ainda é tempo de preservar, pois contra a fúria da natureza, nada podemos fazer.



O vulcão à 2 dias atrás


As imagens impressionam, fazendo parecer cenas de um filme em cartaz no cinema: a fúria do vulcão Grimsvötn.







quarta-feira, 25 de maio de 2011

Falta de dignidade é andar pela casa, com as calças pelas canelas, procurando um banheiro que tenha papel.








Quem tem hemorróida cronica deve evitar o Budão:







O Budão é um país asiático, um dos principais produtores de pimentas da região






Twitter x Facebook








Duas das maiores redes sociais da grande rede, Twitter e Facebbok, são gigantes que se enfrentam na preferência dos internautas. Embora tenham muitas diferenças, é inegável um certo confronto entre elas, pois atualmente são as mais usadas, desbancando o poderoso Orkut.
Segundo dados estatísticos por revistas e sites da internet, o Facebook está um pouco mais na frente do Twitter em termos de números de usuários, pois ofereçe maior facilidade em integração (bate-papos e postagem de fotos). Muitos ainda não sabem usar o Twitter e os que experimentam começam a unir as duas redes. O Facebook atingiu 200 milhões de usuários ativos, no mês de abril, o que representa cerca de 20 vezes o número de pessoas presentes no Twitter.





Lançado em 21 de Janeiro de 2000, iniciou sendo uma ferramenta para pessoas públicas começarem a lançar suas idéias, agendas e trabalhos. Hoje em dia é usado por muita gente: mais de 10 milhões de usuários. Tem o humorista Rafinha Bastos como pessoa mais influênte e o presidente americano Barack Obama no topo como o mais seguido. O Twitter serve para você postar o que pensa, quais são as suas idéias naquele momento, o que está fazendo, etc. Você pode ser seguido e seguir pessoas, todos que te seguem acompanham seus post's e os que você segue poderá acompanhá-los sempre quando os mesmos escreverem algo. Por isso um famoso tem muitos seguidores (fãs). Na minha opinião esta ferramenta é muito bacana, pois você pode fazer um bate-papo com seus amigos, entrar nas comunidades iniciados pelo # (hag tag) de sua escolha e mandar mensagens em particular (DM).
Resumindo: Todos podem seguir e deixar de seguir todos; tem uma navegação fácil/simples e como é limitado de caractéres, só é permitido frases curtas. 
 


Este site, que é mais parecido com o Orkut, foi lançado em 29 de março de 1997. Seu objetivo principal é postagem de fotos, vídeos, links e principalmente fazer a integração dos usuários. O facebook é mais propício para você fazer novas amizades, adicionando amigos, ou até mesmo conhecer a sua cara-metade. Mas a maioria das pessoas usam o Facebook como uma espécia de Twitter, porém com mais recursos, pois a pessoa vai postando o que está pensando naquele momento e aproveitando para postar fotos e vídeos, os quais podem ilustrar este momento. Mensagens reservadas, cutucos e até Fan Pages para famosos, podem ser usados no site como ferramenta, inclusive adicionar aplicativos.
Resumindo: O Facebook aceita comunicar um grupo de amigos pré-definidos, restringindo estranhos. É muito diversificado, pois permite procurar pessoas, partilhar fotos e vídeos, estado de espírito, etc. Tem uma aparência difícil, mas com uma nevagação fácil.



 

Importante terminar dizendo que este confronto é passivo, em favor dos internautas, que usa as redes sociais para sua distração, diversão, em busca de amigos e de entretenimeto. Tem gente que prefere o Facebook ou até o Orkut, eu gosto mais do Twitter, mas uso os dois, porém, você é quem decide. O importante é usar para ser visto. 
O Facebook está em ligeira vantagem sobre o Twitter, mas quem ganha mesmo com todas essas possibilidades  é o usuário.

Você sabia que o Twitter e o Facebook podem ser integrados (anexados) em um só? sim, aplicativos fazem este trabalho de união. Você usa um e seus post's aparecem automáticamente em ambos. Para diminuir um pouco esta "rivalidade". 

 






domingo, 22 de maio de 2011

O mundo ainda não acabou...









"Ainda não morri e os 7 cavalheiros do Apocalipse devem estar se divertindo em praias catarinenses. Um fim de mundo maravilhoso hj com sol e céu azul. Adorei".

"Estou aqui pelado no shopping dançando lambada, se o mundo não terminar hoje vai ficar ruim pra mim".
(Cristiano Borba)


Hoje mais um dia de expectativas e de frustrações. Pois não é que o mundo não acabou novamente? Fiz tantas coisas achando que tudo iria acabar e me dei mau: paguei mico no shopping, fui para a praia surfar pela última vez, tentei até voar e ainda estou aqui, vivo. A mesma coisa aconteceu nos anos 2000, quando o mundo terminaria, o cometa Halley passou e eu não vi, em 2007 parece que também seria o fim do nosso planeta, etc. Só nos resta esperar agora em outubro deste ano ou em 2012. Acredito mesmo é que tão cedo não vai acontecer. Brincadeiras à parte, hoje era esperado, para um grupo de pessoas, de que tudo teria um fim.










UM MOVIMENTO CRISTÃO, NASCIDO NOS EUA, FEZ AS CONTAS E CONCLUIU QUE O FIM DO MUNDO NÃO SERIA EM 2012, COMO MUITOS CRÊEM, MAS JÁ ESTE SÁBADO. POR VOLTA DAS 18:00HS, O QUE POR ENQUANTO ATÉ AGORA, 20:49HS, A HORA EM QUE ESTOU ESCREVENDO ESTA MATÉRIA, NÃO ACONTECEU. ESTA DATA FOI CALCULADA PELO LÍDER DO MOVIMENTO CRISTÃO, HAROLD CAMPING. ESTE MOVIMENTO É AUTO-INTITULADO "FAMILY RADIO WORLDWIDE", COM BASE EM INTERPRETAÇÕES DA BÍBLIA. SEGUNDO CAMPING, 2% DA POPULAÇÃO MUNDIAL IRA IMEDIATAMENTE PARA O CÉU, JÁ OS QUE PERMANECEREM NA TERRA DEVERÃO PASSAR POR UMA SÉRIE DE TORMENTOS, ATÉ O MUNDO ACABAR DEFINITIVAMENTE NA DATA 21 DE OUTUBRO. MILHARES DE PESSOAS SEGUEM ESTE MOVIMENTO PELO MUNDO. PORÉM TODOS OS DIAS MORREM muitas  PESSOAS E DEVEM IR PARA O CéU, PELO MENOS AS QUE FAZEM O BEM, segundo a bíblia. então isso não é novidade, RESTA AGORA SABER SE NO DIA 21 DE OUTUBRO VAI MESMO SER O FINAL DOS TEMPOS. 

ATÉ LÁ AGUARDEM TOMANDO UM BOM SORVETE, DANDO AQUELA SURFADA, NAMORANDO BASTANTE E DEPOIS FRUSTRANDO-SE MAIS UMA VEZ COM A PROVÁVEL CONTINUAÇÃO DA VIDA...BOA DE DEUS.


"Dia 21 de outubro o mundo acabará definitivamente" (Harold Camping). Agora só resta esperar...sentando!


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Kelly Slater: o "freesurf" mais caro de sua história








O melhor surfista do mundo, o decacampeão mundial Kelly Slater foi eliminado ontem no Billabong Pro Rio 2011, na terceira fase da etapa carioca do World Tour de Surfe, na Praia da Barra. Segundo Slater, esta foi a sua eliminação mais precoce em campeonatos, consequentemente o seu pior resultado. Mas até ai tudo bem, afinal são coisas de jogo onde até os bons podem perder.
O inusitado foi que Slater não saiu da água, continuou surfando na área de competição, com a camisa do evento, desviou a atenção do campeonato toda para ele e depois disso foi multado. O americano permaneceu por quase duas horas no mar. “Vi umas ondas boas e fui surfar", diz o atleta.  Ele ainda falou que foi o "freesurf" mais caro da sua história, mas que valeu a pena, pois fazia tempo que o surfista não conseguia surfar sozinho. O fato é que ele usou este seu surf-treino como uma forma de protesto por sua eliminação. "Foi a primeira vez que pude surfar sozinho. Podem me multar”, completou. Mesmo com o mau resultado (com a eliminação precoce), Kelly Slater fez a festa dos fãs e não se importou em tirar fotos e autografar mais de 100 camisetas. Ainda nessa quinta-feira, ele embarca para Califórnia, onde irá treinar para próxima etapa da competição. 
Digam o que for, mas o cara é a maior estrela do mundo do surf, tirou sorrisos do público e aplausos à cada manobra do seu "freesurf". A galera não acreditava que ali estava ele, fazendo suas manobras alucinantes...quase como um Deus...Deus do surf.




Slater em entrevista no Rio de Janeiro






quarta-feira, 18 de maio de 2011

O saco é o nosso ponto fraco?








Com um amigo desses para que inimigo? 
Reparem na pressão da rolha...
 que o laptop voa...
 que o doido cai da cama sofrendo de dor...
 e que o amigo da risadas...








Ajoelhou tem que rezar:











Tu sabes como curar tua cuia e deixar teu mate ainda mais saboroso?






Mate quente, amargo ou doce (chimarrão), é coisa da galera dos pampas, seja inverno ou seja verão. A bebida é tradição no Rio Grande do Sul, Uruguay, Argentina e Chile. Mas ela vem se espalhando para outros lugares, não só no Brasil (Santa catarina, Paraná, MS e até em SP), como em outros países como a Bolívia, Peru etc. Já o Paraguay sempre consumiu o mate, porém gelado (Tererê). O fato é que a erva mate faz a cabeça do pessoal que vive na parte de baixo das américas, devido ao clima frio e as tradições antigas, que vem, nos dias de hoje, se expandindo até para alguns países mundo a fora.



A erva-mate, tradicional e salutar hábito do Rio Grande do Sul, é um símbolo da hospitalidade do gaúcho, que oferece sempre a qualquer visitante. Atualmente, é bebido em uma cuia onde depositamos um pouco de erva-mate já moída e de onde sorvemos o líquido (água quente sem ferver), através de uma bomba de metal.
O costume de tomar erva-mate está bastante difundido, tanto no meio rural como no urbano e faz parte da vida do gaúcho desde o amanhecer até a noite, quando encerra suas tarefas do dia.


Mas tu sabes como curar bem a sua cuia? Vamos à algumas dicas, pois isto deixará o seu mate muito mais saboroso:
COMO CURAR UMA CUIA NOVA:

Com uma cuia novinha você vai precisar fazê-la passar por um processo de "curamento" (risos):
É importante deixá-la um bom tempo com água quente (sem ferver) até a boca. No outro dia você deverá virar esta água fora. Neste processo vá observando que a madeira vai sugando a água, isto ocorre porquê a cuia estará "incorporando" está água e este é o verdadeiro objetivo de curá-la. Então continue enchendo de água até o limite da cuia, mantendo-a sempre cheia até o limite. No outro dia, com a cuia lavada, prepare um chimarrão (como se fosse tomá-lo),  mas deixe a água, mais uma vez, na cuia por algumas horas e após este período sugue toda a água com a bomba e cuspa fora. Só sobrará a erva, então deixe-a na cuia da noite pro dia, novamente, desta vez sem a água (provavelmente vai escurecer a madeira ou porongo).Lave novamente a sua cuia e a deixe secar, no outro dia já poderá começar a tomar seu chimarrão numa cuia "curada".

Obs1: Nunca deixe a cuia secando de cabeça p baixo, sem entrar ar na mesma.
Obs2: se sobrar alguma casca mole na cuia, remova-a com a bomba ou uma colher, mas bem de leve. 
Obs3: Sempre seque a bomba depois de tomar o seu chimas.


COMO ELIMINAR O FUNGO DA CUIA, SE CASO ELE APARECER:

Deixe a cuia com agua até a boca com um pouco de vinagre e bicarbonato de sódio, a noite toda. No outro dia raspe de leve com uma colher, caso tenha ficado algum resíduo no seu interior. O próximo e último procedimento é deixar 2 dias em lugar seco e ventilado, de preferência perto do sol,  mas não  é bom deixar muito no sol, afinal ela não curte se bronzear e também não passa protetor, além disso ela pode rachar.


erva-mate (Ilex paraguariensis)

Termino aqui estas dicas sugerindo que tomem muita erva gaúcha, além das argentinas e uruguaias, que também são muito saborosas e com menos pó. Afinal de contas o mate tem vitamina A e é um excelente antioxidante, ou seja, é um produto capaz de retardar o envelhecimento, é digestivo e abre o apetite.

Bom mate à todos!








terça-feira, 17 de maio de 2011

Reparem como parecemos bêbados ao acordar:







Já reparou que quando acordamos estamos fora do foco de tudo o que acontece ao nosso redor? Sim, pois a bobeira toma conta da gente, o cérebro ainda não processou que acabamos de despertar para um novo dia. Isto passará após alguns minutos ou até horas, dependendo da pessoa.


Observando esta nossa rotina eu fiz a piada no meu Twitter, mas na verdade é o que acontece. Principalmente se você dorme muito tarde e levanta cedo, vai demorar ainda mais tempo para "acordar". Conheço pessoas que quando acabam de acordar, podem ainda estar dormindo em pé, dando um giro sem rumo pela casa e não estamos falando de sonambulismo. São minorias as pessoas que conseguem acordar e estar alerta por total, prontos para processar todas as informações. Existem também aquelas que estão tão desorientadas que preferem ficar em silencio e não falar com ninguém, até que despertem por total.
Enfim, o fato é que se você quer ter um dia produtivo durma cedo para acordar cedo. 
E você, se enquadra em qual desses exemplos? 














domingo, 15 de maio de 2011

Os 10 piores alimentos do mundo






Saiu há uma semana atrás os 10 piores alimentos do mundo. Fique alerta com o que você anda comendo, pois eles não só engordam como causam diversas doenças ao ser humano. Claro que não é preciso eliminar do seu cardápio, mas tentar evita-los ao máximo. Come-los num final de semana por exemplo. O certo é que eles contém um percentual alto de gorduras e conservantes, alguns com gorduras trans. Alguém ainda quer continuar vivo? (risos).


Eis os 10 piores alimentos para a sua saúde:


  1. 1- Refrigerante Diet
  2. 2- Refrigerante
  3. 3- Donuts (rosquinhas)
  4. 4- Cachorro-quente
  5. 5- Bacon
  6. 6- Salgadinhos de batata
  7. 7- Batatas fritas
  8. 8- Pizza
  9. 9- Salgadinhos de milho
  10. 10- Sorvete